Postagens populares

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Triathlon Long Distance - Pirassununga 2011

   Enfim chegou o dia da minha estreia na distancia de meio ironman que é 1900m de natação, 90km de bike e 21km de corrida. Prova que sempre tive vontade de fazer, mas nunca tinha conseguido treinar e poder participar. os treinos foram duros, tive que me acostumar a fazer treinos longos e principalmente a conciliar trabalho, familia e treinos.. acho que foi tudo muito bem para meu objetivo que era completar a prova em ate cinco horas e meia e quando ja estava fazendo os treinos, percebi que na melhor das hipoteses, poderia fazer entre 4:30 e 5:30, mas ainda seria uma surpresa, pois todos sempre disseram que a prova la é muito dura, devido ao calar, etc..
   Alugamos uma casa num lugar bem legal, a beira do rio Mogi Guaçu e fomos na sexta feira para la. Deu para descansar no sabado o dia todo e no domingo acordei bem cedo para ir para a AFA (academia da Força Aerea), que é o local da prova, chegando la arrumeir minhas coisas e fiz uns alongamentos e uma breve corrida apenas para aquecer um pouco. ai ja entrei na agua (que estava muito boa) e fiz um pequeno aquecimento na natação e ja fui para a largada.
   Ai sim, momento de ansiedade quase 800 atletas sendo a primera largada dos homens e a segunda, alguns minutos depois das mulheres, ou seja, mais de 700 homens juntos...  Dada a largada, foi dificil nadar normalmente ate a primeira boia, pois tinha muito gente junta, mas logo depois ja foi separando mais e a natação foi bem tranquila e sai da agua com 29 min. Na transição, tambem foi super tranquila e logo no primeiro km de bike, ja perdi minhas duas garrafinhas com agua e endurox nas lombadas no percurso.. fiquei na duvida de parar e voltar para pegar, mas acabei continuando, ja que o ritmo estava bem legal.e rezando para o endurox nao fazer falta mais para frente ja que agua poderia pegar em todas as voltas.... na primeira volta de bike, fiz adimirando a paisagem, e connhecendo o percurso que é muito bonito e confesso que estava bem surpreso com a media horaria, ai foram passando as voltas (eram 4 no total) e quase todas eu pedia alguma garrafinha nas mesmas lombadas (alias, quase todos atletas perdiam la), mas sabendo disso, ja abastecia a que fica no clip antes de chegar la e o vento tambem foi aumentando na bike e as duas ultimas voltas foram bem mais dificeis que as primeiras.

Desci da bike e fiz a segunda transição bem, com 3 horas de prova, o que era perfeito pra mim (na melhor das hipoteses, eu estaria com este tempo) e sai para correr em 48º no geral e esperava correr para pouco mais de 1:30, mas logo no inicio, o vento contra na corrida ja foi pesando e a primeira volta foi para conhecer o percurso e me conhecer tambem. esperava fazer a segunda volta mais forte, visto que fiz a primeira num ritmo moderado, mas para minha infelicidade, ao entrar de novo no vento contra, as pernas começaram a ficar cada vez mais pesadas e o ritmo foi caindo e confesso que os ultimos km nao foram muito rapidos..rsrs  mas conclui a prova bem, com pulso bem baixo e tranquilo, pois tirando a parte muscular, o resto estava super bem e fechei com 4:43:22, ficando em 19º na categoria e 72º no geral, o que considerei um excelente resultado pelos treinos que fiz e para minha estreia.

  Agora vou enfim tirar ferias do trabalho, treino e viajar com minha familia e só retomar os treinos mais para frente, porem num ritmo bem mais tranquilo, visto que o ano que vem é o ano de nascimento do Arthur e vou dedicar mais a familia.

   Agradeço a todos que me apoiaram neste ano de 2011 de uma forma ou de outra, ao Glaugo Rangel, Jose Peralta, Academia Lagoa Azul, ao Hilton da Brasil Fit e toda a minha familia e amigos.

  Grande abraços e quem sabe ate o Internacional de 2012.

Feliz Natal e otimo 2012.

  Ja tinha desistido de competir no Trofeu Brasil neste ano, mas com o cancelamento da prova de Salezopolis, resolvi de ultima hora fazer a quarta etapa do TFB, mas com o objetivo principal de colocar em pratica algumas coisas que iria usar em Pirassununga, fazer uma prova tranquila e sem riscos.  Nadei bem, apesar de ter perdido um pouco de tempo na entrada da agua, pois estava muito cansado dos treinos longos e nao descansei para esta prova, mas ainda assim consegui sair bem da agua, fiz um transição tranquila e um pedal legal, todo o tempo bem longe dos outros atletas para nao correr o risco de tomar cartao amarelo de novo. ao descer da bike, o Fernando Tolin, meu irmao me ajudou pegando a bike na transição e fiz o resto bem tranquilo, (coloquei ate meia)  rsrs e a corrida foi razoavel, mas terminei a prova inteiro com 2:03:10 o que me garantiu o segundo lugar na categoria 30/34 anos.

     Agora é acertar os ultimos detalhes e descansar para a prova de Pirassununga que sera minha estreia na distancia meio ironman (confesso que estou bem ancioso).

Abracos.

Etapa Final do Campeonato Paulista de Duathlon


Quarta Feira, feriado de 12 de outubro e um dia bonito, bom para a ultima etapa do Campeonato Paulista de Duathlon em SBC, SP. Prova que foi muito bem organizada pela Brasil Fit e teve um excelente nivel tecnico. Vamos a prova em si.. na primeira corrida, ja sai bem forte, pois sabia que se quisesse chegar bem, nao podia deixar o pessoal abrir muito, visto que nesta prova o vacuo é liberado. entao abri num ritmo forte e tentei manter ate o final, mas ainda assim, cheguei bem atras na primeira corrida, mas ja imprimi um ritmo bem forte no pedal logo no inicio e deixei as pessoas que estavam comigo indo em busca do pessoal da frente e consegui pegar boa parte deles, entregando a bike bem proximo do primeiro pelotão, em 1º na categoria, mas com bastante gente junto e na segunda corrida foi dificil segurar, ja que ultimamente nao tenho corrido muito bem (deve ser excesso de peso.rsrs) e acabei a prova em quinto lugar, o que me garantiu a terceira colocação no campeonato Paulista de Duathlon de 2011.

 Agradeço as pessoas que me apoiaram, Brasil Fit, Glauco Rangel e a academida Lagoa Azul. Infelizmente desta vez nao foi ninguem da familia assistir a prova.

Ate a proxima!!